sexta-feira, 31 de agosto de 2012

INFORME

Debate entre os candidatos à Prefeitura de São Gonçalo. O lado pop da democracia.

Pela primeira vez na minha vida, pude ver em tempo real, TODOS os candidatos à Prefeitura de São Gonçalo debatendo a cidade com suas propostas, com suas personalidades expostas e sem o glamour do Tempo de TV. Apesar de achar que o conceito de democracia, vai além de “DEBATER”, percebi que de alguma forma, essa eleição, mostra que os grupos políticos da cidade entenderam que além de investimento eleitoral, é necessário uma preparação de ideias para se eleger. A opinião, como ferramenta de voto, entrou no jogo o que é fundamental.

O Debate teve quatro blocos. No primeiro a apresentação dos candidatos, no segundo, as perguntas dos organizadores, no terceiro, as perguntas da plateia, no quarto as perguntas dos candidatos para os candidatos e na quinta a apresentação final. O Debate foi extremamente equilibrado, destaco a oratória do Mauro Sérgio, que por ter uma maior jovialidade na fala, conseguiu interagir mais com a plateia.

Na minha opinião, vejo duas eleições. Uma delas é a disputa real, entre Adolfo Konder, Graça Matos e Neílton Mulim. A outra é a disputa ideológica de projetos instáveis ou projetos de projeção futura, no caso, o Professor Josemar, Alice Tamborindeguy, Mauro Sérgio e Dayse Oliveira. Não estou colocando preferência, mas a estrutura financeira, tempo de TV, conjuntura política estadual e federal, apontam isso e repito, na minha opinião. Isso não quer dizer que você deva deixar de votar num dos candidatos desse segundo bloco, tendo em vista, que suas projeções futuras, passam por uma boa votação nessa eleição. 
Conjuntura do Debate
Avalio positivo por ser uma oportunidade única de ver TODOS os candidatos debatendo. Todos se respeitaram muito. A iniciativa da OAB e dos seus parceiros foi absolutamente sensacional, ainda que o Debate também seja uma eleição virtual, pois, oratória e qualidade de articulação em público, não garanta uma qualidade no executivo. No geral, a qualidade das propostas foram boas. Fiquei triste de não ouvir nada sobre Cultura e Juventude nos discursos iniciais e finais dos candidatos e saber que o debate eleitoral e da futura gestão, circulará apenas a “EDUCAÇÃO, SAÚDE E INFRA ESTRUTURA”. 
 
Avaliação dos candidatos por ordem de sorteio.
 
1 – Mauro Sérgio (PHS)
O candidato que conseguiu melhor interagir com a plateia. Em alguns momentos, extremamente expressivo e em outros, debochado. O avalio que ele foi o que mais ganhou com o debate. Mesmo com o tempo de TV ele não conseguiu ganhar e se aproximar muito da população, mas nesse debate, conseguiu ganhar algum carisma das pessoas que acompanharam. Suas propostas centrais são em relação a Saúde e Educação, sobretudo em relação à eficiência de gestão, pois ele sempre comentou sobre as questões de informatização e inteligência.
 
2 – Graça Matos (PMDB)
A candidata que mais se colocou à oposição do Governo Atual. Achei que ela em alguns momentos escorregou nas falas em relação a oratória, mas da mesa, foi uma das mais preparadas em relação aos dados, organização cronológica da cidade e a que menos usou documentos para falar. Usou muito bem as argumentações de crítica, mas não conseguiu desenvolver muito suas propostas, porém, suas propostas centrais nesse debate, foram relacionadas à infra estrutura e saúde. 
 
3 – Professor Josemar (PSOL)
Se destacou no aspecto ideológico, o que mais conectou a eleição de prefeitura com questões conjunturais. Até a metade do debate, conseguiu desenvolver bem suas propostas em relação ao conceito de gestão do executivo. Depois de um “conflito” com o candidato Adolfo Konder, em que a mesa concedeu um direito de resposta ao candidato do PDT, o Professor Josemar passou a ser mais forte em relação às críticas ao Governo Municipal. Suas principais propostas foram em relação ao fortalecimento dos Servidores Públicos, Educação e Saúde.
 
4 – Alice Tamborindeguy (PP)
Sem sombra de dúvidas a mais simpática do debate e uma das mais bem articuladas para falar. Não entrou em nenhum conflito e foi a que mais conseguiu aproveitar o debate para fazer propostas. Não fez nenhuma grande crítica ao governo municipal e também não dialogou muito para as falas dos outros candidatos. Se saiu bem com o público também e suas propostas, como disse, foram bem amplas, se destacando as questões de Aproximação com as políticas públicas que acontecem na Capital, o Transporte Público/Alternativo, Eficiência de Gestão, Creches Públicas e Educação Continuada.
 
5 – Dayse Oliveira (PSTU)
Na minha avaliação, se saiu muito mal no debate por conta de na maioria das vezes, não responder exatamente as perguntas feitas. Conseguiu tirar algumas plateias por conta de colocações mais teóricas e ideológicas, sobre questões na Educação e Saúde, porém, teve pouco poder de articulação e de diálogo com os outros candidatos. Suas propostas circularam o fortalecimento do Servidor Público e na Educação.
 
6 – Adolfo Konder (PDT)
Saiu-se bem no debate em relação à oratória e por manter uma linha contínua no tom de voz. Respondeu bem críticas do governo municipal, mas não conseguiu interagir muito com a plateia e com outros candidatos. Conseguiu absorver bem as críticas sobre o COMPERJ e ao mesmo tempo rebatê-las. Suas principais propostas foram voltadas para o Desenvolvimento Econômico, Escola em Horário Integral e Informatização da gestão
 
7 – Neílton Mulim (PR)
O candidato mais objetivo e introspectivo. Foi para o debate para apresentar suas propostas e fazer críticas de acordo com seu plano de governo. Dos candidatos, foi o que mais surpreendeu em relação a postura, porém, não conseguiu ter tanta aproximação com a plateia. Respondeu melhor as perguntas dos candidatos e foi o menos vaselina de todos. Apesar do posicionamento, não consegui esclarecer melhor quais eram suas principais propostas, porém o que ele comentou com maior precisão, foi em relação as Escolas e Ciclovias.

Agora, é esperar para saber se a qualidade do debate, será refletido na qualidade da gestão. Espero que a cidade prospere muito, independente do candidato que ganhar.

 http://boletimpapagoiaba.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário