quarta-feira, 29 de junho de 2011

REUNIÃO....

REUNIÃO DOS DIRIGENTES DA AGACS COM A COORDENAÇÃO.
O SUBSECRETÁRIO DE ATENÇÃO BÁSICA DRº DINAS, RECEBEU ESTA DIRETORIA.
ACS CONVIDADOS. JOÃO E ANDRÉA. A ENFERMEIRA SILVANA. A DIRETORIA FRANCISCO VILELA,WALDIR POLICARPO, FABIANA BRAGA E SINÉSIO.TAMBÉM CONTAMOS COM A PRESENÇA DO VEREADOR MARLOS COSTA.
FOI SOLICITADO EM OFICIO  REVINDICAÇÕES PARA A SAÚDE DA FAMÍLIA E AOS ACS.
ESTAMOS AGUARDANDO A RESPOSTA DO NOSSO SUBSECRETÁRIO PARA QUE ASSIM POSSAMOS POSTAR O CONTEÚDO DA PAUTA E MARCAMOS UMA ASSEMBLÉIA E ESCLARECEMOS DÚVIDAS

AINDA EM RELAÇÃO AO ACS QUE ESPERAM A SUA CHAMADA PELA CLASSIFICAÇÃO TAMBÉM ESTAMOS AGUARDANDO TODOS OS TRAMITES DE COLOCAÇÃO DOS QUE JÁ FORAM CHAMADOS E ASSIM  PODERMOS REENVIDICAR SUAS CLASSIFICAÇÕES. NÃO ESTAMOS PARADOS. CONFIEM!!!


REFERENTE AOS ACS JÁ CHAMADOS E  QUE VÃO ENTRAR NO DIA 01 E SE SINTAM PREJUDICADOS AO SEU DESLOCAMENTO DE POSTO E MORADIA, PROCUREM A AGACS NA PRÓXIMA QUARTA FEIRA. VAMOS ORIENTAR E TENTAR MINIMIZAR OS PROBLEMAS.
E CONTORNAR O DESLOCAMENTO JUNTO A COORDENAÇÃO.


AQUI UMA FOTO DA REUNIÃO, MAS ENTREM EM ABAS DE FOTOS E VIDEOS E VEJAM TUDO. 


                                                                                                        A DIRETORIA.











NÃO ESQUEÇAM ACS DIA 03 DE JULHO TEM VOTAÇÃO PARA CONSELHO TUTELAR. VOTEM EM FABIANA BRAGA. VAMOS MELHORAR E HUMANIZAR NOSSO CONSELHO. CONTAMOS COM VOCêS!!!!!






      A DIRETORIA.


**E NÃO ESQUEÇAM DE VISITAR SEMPRE AS ABAS, SEMPRE TEMOS NOVIDADES EM FOTOS E OFICIOS.


terça-feira, 28 de junho de 2011

Comissão dos agentes comunitários de saúde reúne-se hoje

28/06/2011 08:32
A comissão especial  que analisa a definição de um piso salarial nacional para agentes comunitários de saúde se reúne hoje para discutir e votar requerimentos.
A comissão avalia o Projeto de Lei 7495/06, do Senado Federal, e outras oito propostas que regulamentam as atividades dos agentes comunitários de saúde e de combate a endemias. Entre essas propostas, está o PL 6111/09, que define o piso nacional da categoria em R$ 930 mensais para profissionais com formação em nível médio.
A reunião será realizada às 14h30, no Plenário 14.

Íntegra da proposta:

sábado, 25 de junho de 2011

quinta-feira, 23 de junho de 2011

ARMADILHAS NO MEIO DO CAMINHO!




A reunião da Comissão Especial foi realizada sob muita apreensão,e o que parecia ser mais um dia de trabalho em rumo a regulamentação, revelou verdadeiras armadilhas!

Já era previsto a dificuldade em conseguir quorum para a reunião da Comissão, isso devido ao feriado de Corpus Cristis e as festas de juninas. Mas ainda assim, mais de 14 parlamentares registraram presença na Comissão Especial dos ACS e ACE.


Na pauta estavam assuntos já acertados com a CONACS, como por exemplo a Audiência Pública para o dia 05/07, contudo, para surpresa de todos os presentes o Requerimento 02/11, de autoria do Dep Andre Moura, suplente do PSC de Sergipe se revelou uma verdadeira armadilha para a categoria, uma vez que nele sujere a realização de audiência pública com o presidente da FUNASA, a fim de ser discutido os direitos dos 5.356 agentes da FUNASA do Estado do Rio de Janeiro, assunto totalmente incompatível com a discussão do Piso Salarial dos ACS e ACE do restante do País. E para quem acompanhou os trabalhos da CONACS em 2010 sabe o quanto foi desgastante os conflitos com os representantes desses profissioanis, tendo episódios de ameaças físicas a membros da CONACS inclusive.

 
Dessa forma, é válido o alerta para que cada parlamentar membro da Comissão Especial, saiba exatamente quem são os enteressados em seu trabalho na Comissão, e Ruth Brilhante faz um alerta aos ACS e ACE: "...  mais uma vez quero pedir aos meus colegas de todo o País que fiscalizem o trabalho de seus deputados, vejam se ele está participando ativamente, se está defendendo nossos interesses e aproximem-se dele aí no seu Estado, na sua cidade, e digam que contam com ele para aprovar o Piso Salarial Nacional! "

Veja a lista dos Deputados que marcaram presença na Comissão Especial nessa terça-feira 21/06

João Campos (PSDB/GO)
Jorge Pinheiro (PRB/GO)
Pedro Chaves (PMDB/GO)
Raimundo Gomes de Matos (PSDB/CE)
Domingos Dutra (PT/MA)
Ribamar Alves (PSB/MA)
Valtenir Pereira (PSB/MT)
Benjamim Maranhão (PMDB/PB)
Carmem Zanotto (PPS/SC)
Jô Morais (PC do B/MG)
Osmar Terra (PMDB/RS)
Mendonça Prado (DEM/SE)
Romero Rodrigues (PSDB/PB)
Ságuas Moraes (PT/MT)
Andre Moura (PSC/SE)
Dr. Jorge Silva (PDT/ES)
Erika Kokai (PT/DF)

quarta-feira, 22 de junho de 2011

URGENTE - CONVOCAÇÃO GERAL


22/06
CONVOCAÇÃO GERAL
A CONACS – Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, por intermédio de sua Diretora Presidente, vem por meio desta CONVOCAR, todos os ACS e ACE do País para participarem da “MOBILIZAÇÃO NACIONAL A FAVOR DA APROVAÇÃO JÁ DO PISO SALARIAL NACIONAL DOS ACS E ACE”, se fazendo presentes nos dias 05 e 06 de Julho na Câmara de Deputados, Anexo II, a partir das 08:00 horas da manhã do dia 05/07, a fim de acompanhar as reuniões e debates para votação do Projeto de Lei que regulamenta o Piso Salarial,  principalmente em Audiência Pública que se realizará no dia 05/07, no Anexo II da Câmara de Deputado, onde estão convidados, além das representantes da CONACS os representantes do Ministério da Saúde, dos Secretários Municipais de Saúde, dos Secretários Estaduais de Saúde, Casa Civil, e Ministério do Planejamento.
A presença e participação de todas as Federações filiadas à CONACS, sindicatos da categoria e simpatizantes da causa, será fundamental para a conquista dos nossos objetivos de aprovação do Piso Salarial Nacional.
É de igual forma fundamental que todos os colegas ACS e ACE, independentemente de serem ou não filiados a alguma Federação ou Sindicado da categoria se mobilizem e mandem seus representantes.
OBS: Em tempo, informamos que a CONACS não se responsabilizará pela estadia e alimentação dos participantes da mobilização em Brasília, porém se coloca a disposição para auxiliar com informações e orientações a todos que quiserem participar da mobilização.
Sem mais para o momento e certa de contar com a presença e participação de todos, envio votos de amizade e apreço.
A União faz a força!
Ruth Brilhante de Souza
Presidente da CONACS

segunda-feira, 20 de junho de 2011

URGENTE!!!!

CONVOCAMOS OS ACS QUE SE CLASSIFICARAM E AINDA NÃO FORAM CHAMADOS AO TREINAMENTO INICIAL E ESTÃO NO AGUARDO DE SUA VEZ...
PARA COMPARECER A SEDE DA ASSOCIAÇÃO A PARTIR DO DIA 22/06/2011 AS 13:00 Hs.
COM AS SEGUINTES DOCUMENTAÇÕES:
DEVIDO A PROCURA O ATENDIMENTO SERÁ DE SEGUNDA E SEXTA.


RG


CPF


COMP-RESIDENCIA


CARTEIRA DE TRABALHO




URGENTE!!! 




                                                        A DIRETORIA.

domingo, 19 de junho de 2011

Águia ou Galinha?



                                            
                  
                       
Certa vez um camponês resolveu criar um filhotinho de águia junto com suas galinhas para ver se ela se comportaria tal qual uma galinha.
Tratava-a da mesma maneira que tratava as galinhas, de modo que ela pensasse que também era uma galinha. Dava a mesma comida jogada no chão, a mesma água num bebedouro rente ao solo, e fazia-a ciscar para complementar a alimentação, como se fosse uma galinha. E a águia passou a se portar como se galinha fosse.
Certo dia, passou por sua casa um naturalista que, vendo a águia ciscando no chão, foi falar com o camponês:
"Isto não é uma galinha, é uma águia!"
O camponês retrucou:
"Agora ela não é mais uma águia, agora ela é uma galinha!"
O naturalista disse:
"Não, uma águia é sempre uma águia; vamos ver uma coisa..."
Levou-a para cima da casa do camponês e elevou-a nos braços e disse:
"Voa, você é uma águia, assuma sua natureza!"
Mas a águia não voou, e o camponês disse:
"Eu não falei que ela agora era uma galinha?!"
O naturalista disse:
"Amanhã, veremos..."
No dia seguinte, logo de manhã, eles subiram até o alto de uma montanha.
O naturalista levantou a águia e disse:
"Águia, veja este horizonte, veja o sol lá em cima e os campos verdes lá em baixo, veja, todas estas nuvens podem ser suas. Desperte para sua natureza, e voe como águia que é..."
A águia começou a ver tudo aquilo e foi ficando maravilhada com a beleza das coisas que nunca tinha visto; ficou um pouco confusa no início, sem entender o porquê de ter ficado tanto tempo alienada. Então, ela sentiu seu sangue de águia correr nas veias, perfilou devagar suas asas e partiu num vôo lindo, até que desapareceu no horizonte azul.
 
A águia é a ave que voa mais alto. É uma das mais velozes e a mais forte. Pode alcançar até 300 km/h e carregar até mesmo uma criança !  Contudo, ela não corre, não cisca, quase não anda, não nada e tampouco mergulha.  Especializou-se em voar e o faz com excelência !  Por sua vez, o pato parece mais versátil.  Afinal, voa, anda, corre, nada e mergulha.   Contudo é medíocre em todas as suas habilidades: voa lentamente, corre e anda de modo desajeitado, nada devagar como um pato e mergulha pouco.  Definitivamente não é um especialista.  Nada faz com exclusividade e excelência.
 
Assim é a vida - Por isso, todos podemos voar, se quisermos. ACS voe cada vez mais alto, não se contente com os grãos que lhe jogam para ciscar. Nós somos águias, não temos que agir como galinhas, como querem que a gente seja. Pois, com uma mentalidade de galinha, fica mais fácil controlar as pessoas, elas abaixam a cabeça para tudo, com medo.
Não seja um galinha.  Não fique ciscando.  Não seja um pato.  Seja autêntico. Conduza sua vida de cabeça erguida, respeitando os outros, sim, mas com medo, JAMAIS.
 

quarta-feira, 15 de junho de 2011



ELEIÇÃO DO CONSELHO TUTELAR.
FABIANA BRAGA SILVA Nº 38
DIA 03/07/2011
DOMINGO EM UM COLÉGIO PERTO DE VOCÊ.
ELA É AGENTE COMUNITÁRIA DE SAÚDE HÁ 10 ANOS É FORMADA EM ASSISTÊNCIA SOCIAL TEM 31 ANOS, CASADA E MÃE DE UM FILHO.
PAIS E MÃES VOTEM PARA UM CONSELHO TUTELAR COM UMA GONÇALENSE. 

AGENDA POSITIVA


AGENDA POSITIVA
15/06
Após a reunião dessa terça-feira (14/06), a pedido do Relator Dep. Domingos Dutra, foi realizada agora pela manhã reunião para apresentar proposta da Agenda da Comissão Especial.

Na próxima semana, a Comissão Especial deverá votar os requerimentos apresentados e ainda uma agenda de reuniões da Comissão Especial junto ao Governo Federal.

Participaram da reunião de hoje além do Deputado Domingos Dutra (PT/MA), o Deputado Valtenir Pereira (PSB/MT), a Presidente da CONACS Ruth Brilhante, o diretor da CONACS Edvan Viana (MA) e a Assessora Jurídica da CONACS, Dra. Elane Alves.

Alguns encaminhamentos foram dados, sendo um dos principais é a definição de Audiência Pública para o dia 05 de julho, com a presença de representante da CNM (Confederação Nacional dos Municípios), do CONASEMS (Conselho Nacional dos Secretários Muncipais de Saúde), Ministério do Planejamento e da CONACS.

Até a realização da Audiência Pública a Comissão Especial deverá fazer uma Agenda Positiva com reuniões em vários Ministérios do Governo Federal, e a expectativa é que seja aproveitado todo o trabalho realizado no ano de 2010, sendo inclusive utilizado como ponto de partida o Relatório da Deputada Fátima Bezerra (PT/RN) que não chegou a ser apresentado na Legislatura passada.

Outra informação relevante é que,  o relator Domingos Dutra (PT/MA) se comprometeu em fazer o possível para cumprir o prazo para  entrega do relatório, parzo esse que deverá se encerrar até a segunda semana de julho.

A CONACS, ficou muito feliz com a iniciativa do Deputado relator, em provocar a reunião de hoje, e segundo a Assessora Jurídica da CONACS, "... o Deputado Domingos Dutra demonstrou total sintonia com a categoria, e me chamou muito a atenção a sua organização e comprometimento com a resolução das negociações junto ao Governo Federal"

GRATA SURPRESA

Outra grata supresa foi a participação da Deputada Fátima Bezerra (PT/RN) na Comissão Especial. O PT ao indicar seus membros da Comissão Especial, deixou de fora a relatora do Piso Salarial dos ACS e ACE do ano passdo.

Contudo, no dia de ontem o Deputado Jorge Pinheiro (PRB/GO), articulou junto a liderança de seu partido PRB, que  atendeu ao pedido da liderança do PT  e da CONACS, cedendo a vaga de suplência do PRB na Comissão Especial para a indicação da Deputada Fátima Bezerra (PT/RN).

MAIS UM PASSO A FRENTE
14/06
Nada é fácil para a categoria, mas com toda dificuldade, foi vencida mais uma batalha na luta pela Regulamenação do Piso Salarial Nacional dos ACS e ACE.

Nessa terça-feira, mais uma vez a CONACS fez a diferença nos rumos das articulações para o andamento da Comissão Especial. De início, a reunião da Comissão Especial estava marcada para às 14h no plenário 11 das Comissões, sem mais nem porque a reunião foi transferida para às 17:00h. Assim toda a articulação dos parlamentares teve que ser refeita, trabalho realizado pelos ACS e ACE do Estado de Goiás, que compareceram a convocação da FEGACS (Federação Goiana dos ACS e ACE) também presidida por Ruth Brilhante.

Depois de idas e vindas, a reunião da Comissão Especial acabou sendo realizada no Plenário 12, que ficou lotado com  mais de 200 ACS e ACE, e como primeiro ato da Comissão foi realizada a Eleição dos membros da diretoria.

A Presidente da CONACS, Ruth Brilhante fez um desabafo: "...Que sufoco ... toda vez é assim, mas mais uma vez nós vencemos e eu gostaria que os meus colegas de cada Estado nos ajudasse cobrando de seus Parlamentares mais compromisso com os trabalhos da nossa Comissão"
 
Ruth se referiu ao fato de que por muito pouco não foi possível se quer fazer a votação da diretoria da Comissão por falta de parlamentares! E mais uma vez registramos a ausência de parlamentares importantes como o Deputados Benjamim Maranhão (PMDB/PB), eleito presidente da Comissão Especial, conforme indicação do Líder do PMDB Dep. Henrique Eduardo.

Foram eleitos como Presidente: Dep. Benjamim Maranhão (PMDB/PB), 1º Vice-Presidente: Dep. Osmar Terra (PMDB/RS); 2º Vice-presidente: Dep. Valtenir Pereira (PSB/MT) e  3º Vice-presidente: Dep. Raimundo Gomes de Matos (PSDB/CE). Como Relator foi confirmado a indicação do PT Dep. Domingos Dutra (PT/MA).

A lista dos Deputados presentes na reunião da Comissão Especial no momento da votação segue abaixo, e conforme apelo da Presidente da CONACS, reforçamos o pedido para os ACS e ACE se aproximem em suas bases dos parlamentares membros da Comissão Especial, e consiga dos mesmos o comprometimento de priorizar os trabalhos da Comissão Especial dos ACS e ACE.

 
LISTA DOS DEPUTADOS PRESENTES NA REUNIÃO DA COMISSÃO ESPECIAL NO MOMENTO DA VOTAÇÃO DE 14/06
 
DEPUTADO PARTIDO/UF
01 Carnen Zanotto PPS/SC
02 Geraldo Resende PMDB/MS
03 Jânio Natal PRP/BA
04 Jô Moraes PC do B/MG
05 Jorge Pinheiro PRB/GO
06 Josias Gomes PT/BA
07 Mendonça Prado DEM/SE
08 Osmar Terra PMDB/RS
09 Padre Ton PT/RO
10 Pedro chaves PMDB/GO
11 Raimundo Gomes de Matos PSDB/GO
12 Robeto Britto PP/BA
13 Ságuas Moraes PT/MT
14 Valtenir Pereira PSB/MT

A UNIÃO FAZ A FORÇA!




A UNIÃO FAZ A FORÇA!
09/06
Com o grito de guerra “A UNIÃO FAZ A FORÇA”, Ruth Brilhante e toda a categoria de ACS e ACE do Brasil, mostraram nessa quinta-feira que não desistirão do Piso Salarial e do Plano de Carreira.
Como já era previsto, o Ministério da Saúde apresentou os mesmos argumentos, já conhecidos por nós, ou seja, quer levar a discussão para os prefeitos e a falta de recursos da União para bancar todas as reivindicações dos profissionais de nível superior do SUS.
DO POSICIONAMENTO  DO MINISTÉRIO DA SAÚDE
1. Que não é possível falar em um Piso Salarial somente para os ACS e ACE sem que se resolva também a reivindicação das mais de 14 categorias que também pleiteiam um piso salarial no Congresso Nacional;
2. Que não concorda com diretrizes de um plano de carreira exclusivo para os ACS e ACE, pois desde 2007 foi aprovado as recomendações de Diretrizes para o PCCR dos servidores do SUS e segundo o entendimento do MS o ideal é existir um Plano de Carreira único para todos os Servidores da Saúde;
3. Que o MS não tem de onde tirar o impacto financeiro de 1,5 bilhões de reais, caso seja atendida a reivindicação da CONACS de um Piso Salarial de R$ 1.090,00.
4. Que a discussão do Piso Salarial Nacional dos ACS e ACE, deve envolver também os Prefeitos, pois em sua maioria terão problemas com os demais profissionais de saúde caso o Piso Salarial dos ACS e ACE realmente seja fixado em 2 salários mínimos;

DO POSICIONAMENTO DO CONASEMS

O Secretário do CONASEMS, sem qualquer cerimônia declarou estar “presenciando um momento histórico em sua vida”. E para surpresa de muitos, o posicionamento do representante dos Secretários Municipais de Saúde foi favorável a valorização da Categoria dos ACS e ACE, enfatizando que o Piso Salarial é a maneira mais eficaz de se valorizar quem mais contribui com a manutenção do SUS.

DO POSICIONAMENTO DA CONACS

 Em resposta aos argumentos do MS, a CONACS foi firme nos seus posicionamentos, em sua fala  Dra. Elane Alves (Assessora Jurídica da CONACS), contra-argumentou todos os pontos expostos pelo MS e apresentou a proposta da categoria.

 Em resumo feito pela Assessora Jurídica da CONACS,  foi apresentada  as seguintes ponderações: “Todos os argumentos do MS já são de conhecimento da categoria, e já ultrapassamos essa fase, o Piso Salarial Nacional e o PCCR dos ACS e ACE hoje são direitos Constitucionais, e não será permitido discutir mais se vamos ou não criar um Piso ou um Plano de Carreira, a discussão é de qual será o valor do Piso, o índice de reajuste e sua data de implantação! ...e quanto as Diretrizes para o PCCR dos ACS e ACE, é preciso ficar claro que queremos apenas que seja respeitado nossas especificidades, enquanto categorias exclusivas do Sistema Único de Saúde... agora o Plano de Carreira sendo ele exclusivo ou não, também não abrimos mão.... não dá pra esperar as outras categorias.”

A CONACS defende:
• Piso Salarial de R$ 1.090,00 (2 salários mínimos);
• Garantia do índice de reajuste igual ao aplicado ao salário mínimo, que, aliás, já é a praxe do MS quando faz o reajuste do incentivo financeiro repassado mensalmente e corrigido de acordo com o valor de 1,4 salário mínimo;
• Discussão sobre as Diretrizes do PCCR, para os ACS e ACE levando em consideração as especificidades da classe, e em particular a forma de seleção, a formação técnica e a educação continuada, questões que certamente fazem fundo a discussão principal do Piso Salarial;
• A implantação escalonada do Piso Salarial, levando em consideração a disponibilidade imediata do orçamento da União para 1,4 salário, sendo sugerido que os 0,6 que restam para ser pago os 2 salários, seja feito uma tabela com datas estabelecidas na Lei do Piso. Esse escalonamento possibilitaria inclusive a adequação orçamentária necessária para que os Gestores cumprissem o pagamento do Piso Salarial Nacional e o PCCR;
MOMENTOS PARA SE GUARDAR NA MEMÓRIA

Foi assim.... Ruth Brilhante, presidente da CONACS, surpreendeu a todos em sua fala, e de uma maneira muito autentica, falando para a sua categoria,  disse sobre o uso dos Agentes de Saúde como cabos eleitorais por prefeitos e políticos em geral, disse também que o Governo está abandonando a saúde preventiva e que se preciso for a categoria irá se unir aos Gestores para aprovar a Emenda 29, pois os ACS e ACE são os principais defensores do SUS. Ruth deixou claro com suas palavras a todos os parlamentares e aos próprios representantes do MS que está pronta junto com todos da CONACS para liderar a categoria até a vitória da conquista do Piso Salarial Nacional e o Plano de Carreira.
AGRADECIMENTOS

A CONACS faz aqui seus agradecimentos a todos os parlamentares que receberam nossos ACS e ACE em seus gabinetes com carinho e atenção, a todos os Deputados que participaram e declaram seu apoio e empenho à luta pelo Piso Salarial Nacional.
Temos muito a agradecer aos Estados participantes da mobilização, que foram: AM, BA, CE, GO, MA, MG, MT, MS, PA, PR, PE, PB, PI, RN, RO, SE, SP, RJ, TO.
E também de maneira muito especial, agradecemos aos sindicatos municipais, regionais e estaduais, e aos blogueiros que cobriram toda a nossa mobilização.
PALAVRA DA PRESIDENTE
Meus colegas, essa semana representou muito para a nossa luta, mostramos UNIÃO, e está lançado o desafio que até 04 de outubro, dia nacional do ACS, estejamos todos comemorando a aprovação do PISO SALARIAL NACIONAL!  Vamos a luta, pois A UNIÃO FAZ A FORÇA!
 

JORNAL O DIA

http://odia.terra.com.br/portal/economia/html/2011/6/vitoria_na_justica_contra_os_comissionados_e_terceirizados_170822.html



Vitória na Justiça contra os comissionados e terceirizados

Mesmo fora do limite de vagas, aprovados em concurso têm posto assegurado pela lei

POR ALINE SALGADO
Rio - Concursandos de todo o País podem contar agora com mais uma proteção na briga pela tão sonhada estabilidade no serviço público. Recente decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), de Brasília, assegura a candidatos aprovados em concursos, classificados ou não dentro do limite de vagas imediatas previstas em edital, a reserva dos postos para nomeação e posse de funções ocupadas, até então, por pessoal comissionado ou terceirizado.

O posicionamento histórico e único da Justiça Federal é referente a concurso para técnico legislativo da Câmara dos Deputados, que ocorreu em 2007. E o melhor, abre precedentes e pode ser utilizado como argumento em processos nos tribunais em seleções nas esferas federal, estadual e até municipal. 

“Em se tratando de Câmara dos Deputados a decisão é emblemática porque assina que não importa de que natureza seja o órgão, o que tem que valer no serviço público é o privilégio na ocupação de cargos por aprovados em concursos”, explica Rudi Cassel, advogado especialista em Direito dos Concursos.

Cassel lembra ainda que, quando fica evidenciado que o órgão desviou o destino original das vagas previstas em seleção para contratar comissionados ou terceirizados, o candidato tem o direito de exigir sua nomeação. “O participante passa a ter o direito adquirido e não a mera expectativa de direito”, conclui.

No Rio, órgãos também não convocam os aprovados 

Há 15 anos defendendo concursandos, Sérgio Camargo já perdeu as contas de quantos órgãos abriram seleções e deixaram de chamar os aprovados. Entre os “fichas-sujas” estão Cedae, Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil (braço da Petrobras) e Tribunal de Justiça. 

“Essa decisão abre grande precedente. Mesmo tendo o Superior Tribunal de Justiça (STJ) em 2006 proibido que os editais utilizem o recurso de abertura para ‘cadastro de reserva’, as instituições acabam se utilizando desse artifício para não convocar aprovados e apadrinhar familiares”, avalia.

Aprovado na seleção para a Prefeitura de São João de Meriti de 2004, Aroldo Guerra aguarda há cinco anos decisão do Tribunal de Justiça do Rio sobre a ausência de convocação e substituição dos postos por terceirizados. “É uma tristeza, fiquei anos desempregado aguardando a vaga”, diz. A Prefeitura de São João de Meriti informou que aguarda decisão da Justiça para se pronunciar.

Tome nota

- Para fazer valer o direito da convocação, o candidato aprovado em concurso que ainda aguarda a nomeação deve, em primeiro lugar, investigar se o órgão que lançou o edital ocupou as vagas previstas na seleção por pessoal comissionado ou terceirizado. 

- Essa constatação pode ser conseguida por meio do portal de transparência pública do órgão. “Toda instituição é obrigada a informar quantos terceirizados e comissionados exercem funções no seu plano de carreira. Identificando total ou parcialmente o uso indevido das chances, o candidato pode recorrer ao direito apresentando a denúncia a um advogado, ao Ministério Público, ou ao Tribunal de Contas (da União ou Estado)”, explica o advogado Rudi Cassel.

domingo, 12 de junho de 2011

Fotografia da sessão, com a mesa em primeiro plano e a plenária ao fundo, com a sala lotada de agentes de saúde.
Quinta-feira, dia 10, a Comissão de Seguridade Social e Família (da Câmara dos Deputados) realizou uma reunião sobre a regulamentação da Emenda Constitucional nº 63, que atribui à União a função de definir um piso salarial nacional e o plano de carreira dos agentes comunitários de saúde e agentes de controle de endemias.
Destaco abaixo alguns trechos da cobertura pela Agência Câmara de Notícias:
  • Ministério teme impacto de reajuste salarial para agentes de saúdeA coordenadora-geral da Regulação e Negociação do Trabalho em Saúde do Ministério da Saúde, Lídice Araújo, afirmou há pouco que o estabelecimento de um piso salarial para os agentes comunitários de saúde e agentes de combate à endemia provocaria um efeito cascata nos salários da administração pública e teria impacto especialmente nas contas das prefeituras.
  • Agentes de saúde pedem resposta do governo sobre política salarialA assessora jurídica da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, Elane Alves de Almeida, pediu que o governo apresente oficialmente uma contraproposta às reivindicações dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate à endemia. De acordo com Elane, o importante é que a discussão não recomece do zero. ‘Conhecemos os argumentos e as dificuldades do governo, e temos e queremos sugestões’, disse Elane, em audiência pública da Comissão de Seguridade Social e Família.
  • Municípios pedem mais verbas da União para a saúdePara o assessor do Conasems, a categoria precisa ser respeitada e bem paga, já que sua atuação é fundamental no modelo de assistência à saúde da família. ‘Quem dera possamos discutir essa questão do piso salarial e do plano de carreira de forma global, que seria adequada. Mas precisamos reconhecer que hoje trabalhamos basicamente para apagar os incêndios do SUS’, disse.
  • Câmara cria comissão para analisar piso salarial de agente de saúdeA comissão se reúne na próxima terça-feira (14), às 14h30, para eleger seu presidente. Segundo deputados que participam hoje de audiência sobre a remuneração dos agentes de saúde, a comissão foi criada em resposta à mobilização da categoria. Os agentes de saúde lotaram oito plenários da Câmara para acompanhar a audiência pública, que foi encerrada há pouco. O deputado Jorge Pinheiro (PRB-GO) disse que a mobilização dos agentes é ‘uma das mais significativas que já viu na Casa’.
A agência de notícias oficial da Câmara dos Deputados publicou ainda uma matéria com o resumo da reunião. De acordo com o deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), que propôs a reunião, caberá a ele [o ministro da Saúde, Alexandre Padilha] e a sua assessoria essa normatização para que possamos ter um ganho na saúde pública brasileira.
Para um histórico da discussão, leia os seguintes artigos:

A AGACS-SG/RJ CONTINUA ARTICULANDO


O PRESIDENTE FRANCISCO VILELA ESTEVE EM UM EVENTO AONDE ARTICULOU O APOIO DO SENADOR LINDBERG FARIAS PT/RJ TANTO EM BRASILIA( PISO NACIONAL) COMO NO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO(REGIME ESTATUTÁRIO), O SENADOR COMFIRMOU SEU APOIO A CLASSE DOS ACS E ACE E PROMETEU EMPENHO TANTO EM BRASILIA, QUANTO EM SÃO GONÇALO.
O ATUAL SENADOR LINDBERG FOI O PRIMEIRO A REGULAMENTAR OS ACS E ACE(REGIME ESTATUTÁRIO) NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, ENQUANTO PREFEITO DO MUNICÍPIO DE NOVA IGUAÇU.

A LUTA CONTINUA...

sábado, 11 de junho de 2011

ACOMPANHAMENTO DE PROPOSIÇÕES

Logo Câmara dos Deputados

Acompanhamento de Proposições
Brasília, sexta-feira, 10 de junho de 2011
 
Prezado(a) Associação Gonçalense dos ACS,

Informamos que as proposições abaixo sofreram movimentações.

 
  • PL-07495/2006 - Regulamenta os §§ 4º e 5º do art. 198 da Constituição, dispõe sobre o aproveitamento de pessoal amparado pelo parágrafo único do art. 2º da Emenda Constitucional nº 51, de 14 de fevereiro de 2006, e dá outras providências.
 - 08/06/2011 Ato da Presidência: Constitui Comissão Especial, nos termos do inciso II do art. 34 do Regimento Interno.

 

quarta-feira, 8 de junho de 2011

PALAVRA DO PRESIDENTE


Historicamente, os homens sempre se agruparam em interesses comuns. O que foi realidade no passado continua valendo no presente.
As associações de bairros, os clubes esportivos e as associações de classe são algumas das expressões da sociabilidade das pessoas na luta pelos seus mais variados interesses.
As corporações profissionais integram um quadro de elementos que configuram uma ocupação organizada. Dentre as corporações profissionais estão às associações, os sindicatos e os conselhos.
Dentre os objetivos centrais das associações está à ênfase nos bens públicos, no sentido de melhorar a imagem da profissão mostrando seu valor e importância dos seus membros para a sociedade em função da aplicação de seus conhecimentos e habilidades especiais. As associações buscam promover uma interação entre seus membros, estabelecendo uma unidade cultural da profissão institucionalizando códigos de contatos, padrões educacionais e de desempenho, a defesa de mudanças e inovações.
JOHN KENNEDY, ex - Presidente dos Estados Unidos disse certa vez: “não pergunte o que seu país poderá fazer por você e sim o que você poderá fazer pelo seu país”. Acreditamos que esta frase é universal, portanto não pergunte o que a AGACS-SG/RJ, poderá fazer por você, mas sim o que você poderá fazer pela CLASSE DOS ACS.
Somente com a participação dos profissionais a AGACS-SG/RJ conseguirá atingir as suas metas em defesa do exercício legal da profissão.
“PROFISSIONAL VALORIZADO É AQUELE CAPAZ DE CONTRIBUIR PARA OS PROJETOS COLETIVAMENTE IMPORTANTES”.
A importância da Associação e de ser Filiado de uma Associação como a AGACS-SG/RJ
*      FILIAÇÃO – O QUE É ISSO?

Filiar-se significa acreditar na Associação e fazer dela seu representante legal junto ao gestor público, entre outros fatores.
A Associação só é forte e só conquista alguma coisa, quando representa muita gente, por isso é importante que a Entidade tenha muitos Associados, isso garantirá sua representatividade e mais conquistas serão agregadas aos trabalhadores.

Por isso, deixe de ser um trabalhador solitário. Junte-se a nós e lute pelos seus direitos!

As lutas visam à valorização dos trabalhadores (as) Agentes Comunitários de saúde, com o objetivo de termos um plano de cargos, carreiras e salários, manter o piso salarial no Município e de alcançar metas imediatas.

COMO FILIAR-SE? É MUITO FÁCIL!  
*      Todos aqueles que entendem a importância de uma Associação forte para organizar os trabalhadores (as) e conquistar melhores salários, melhores condições de vida e trabalho poderão se filiar.
Só é Associado (a) aquele trabalhador (a) que preencha uma ficha de filiação tornando a Associação seu representante.

QUE DIREITOS TEM O ASSOCIADO (A)?

Cada Associação tem seu Estatuto e cada estatuto define o que são direitos e deveres do associado (a). São direitos dos Associados (as) da AGACS-SG/RJ:

● Participar com direito de voz e voto, encaminhando sugestões e defendendo propostas em todas as instâncias da Associação;
● Usufruir de todos os benefícios oferecidos pelo AGACS-SG/RJ;
● Manter-se informado sobre a vida e as atividades da AGACS-SG/RJ.

QUE DEVERES TEM O ASSOCIADO (A)?

● Cumprir o Estatuto do AGACS-SG/RJ;
● Respeitar, aceitar e encaminhar as deliberações tomadas democraticamente pelas instâncias superiores desta Entidade;
● Participar da vida ativa da Associação e trabalhar pelo seu fortalecimento.

COMO A ASSOCIAÇÃO SE MANTÉM?

Cada Associação tem uma forma de se manter. A AGACS-SG/RJ deverá ser mantida financeiramente pelos seus associados, o que lhe dará representatividade para lutar em favor dos trabalhadores (as).
Cada associado (a) da AGACS-SG/RJ contribuirá, mensalmente, com 1% do seu Salário.
É com esta contribuição que a AGACS-SG/RJ  manterá a Assessoria Jurídica, paga as contas de água, luz, telefone, boletins, informativos, cartazes, visitas aos Postos, promove seminários, congressos, assembléias, etc.
FRANCISCO VILELA - PRESIDENTE

quinta-feira, 2 de junho de 2011

POR TRAZ DOS BASTIDORES
02/06
Na próxima semana a CONACS aguarda milhares de ACS e ACE em Brasília, mas até que todas essas caravanas cheguem o trabalho de articulação e mobilização política não para.
A verdade é que muito se faz nos bastidores para que seja alcançado um objetivo. Exemplo disso, é a indicação dos parlamentares que farão parte da Comissão Especial do PL 7495/06.
Assim, o trabalho da CONACS de toda a semana se resumiu na articulação para que  os Líderes partidários enviem à presidência da Câmara a Lista dos nomes de Parlamentares que serão membros da Comissão Especial.
E mesmo com toda persistência, ainda ficaram pendentes a lista de 5  partidos,  e somente depois que esses partidos apresentarem a lista dos seus parlamentares, é que se  poderá iniciar os trabalhos da Comissão Especial.
Segundo Ruth Brilhante, “... a nossa expectativa é que na próxima semana com a presença das caravanas de todo o País, os partidos que ainda não fizeram suas indicações, tomem as providências necessárias para que na quarta (08/06)) ou quinta-feira (09/06) seja possível realizar a primeira reunião da Comissão Especial”
Já estão confirmadas caravanas e delegações dos seguintes Estados: Goiás, Pernambuco, Ceará, Maranhão, Piauí, Bahia, Amazonas, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Rondônia.
LISTA DOS PARTIDOS E MEMBROS DA COMISSÃO ESPECIAL DO PL 7495/06.
TITULARES
SUPLENTES
PT (?)
4 vagas
4 vagas
PMDB
Benjamin Maranhão PMDB/PB (Gab. 458-IV)
André Zacharow PMDB/PR (Gab. 238-IV)
Geraldo Resende PMDB/MS (Gab. 905-IV)
Leandro Vilela PMDB/GO (Gab. 309-IV)
Osmar Terra PMDB/RS (Gab. 927-IV)
2 vagas
Pedro Chaves PMDB/GO (Gab. 406-IV)
PSDB
João Campos PSDB/GO (Gab. 315-IV)
3 vagas
Raimundo Gomes de Matos PSDB/CE (Gab. 725)
Romero Rodrigues PSDB/PB (Gab. 825-IV)
PP
Aline Corrêa PP/SP (Gab. 511-IV)
José Linhares PP/CE (Gab. 860-IV)
Roberto Britto PP/BA (Gab. 733-IV)
Toninho Pinheiro PP/MG (Gab. 584-III)
DEM
Efraim Filho DEM/PB (Gab. 744-IV)
2 vagas
Mendonça Prado DEM/SE (Gab. 508-IV)
PR
Dr. Paulo César PR/RJ (Gab. 904-IV)
2 vagas
1 vaga
PSB
Mauro Nazif PSB/RO (Gab. 948-IV)
Ribamar Alves PSB/MA (Gab. 729-IV)
Valtenir Pereira PSB/MT (Gab. 913-IV)
1 vaga
PDT
Flávia Morais PDT/GO (Gab. 738-IV)
Dr. Jorge Silva PDT/ES (Gab. 383-III)
Bloco PV, PPS (?)
1 vaga
1 vaga
PTB
Ronaldo Nogueira PTB/RS (Gab. 570-III)
1 vaga
PSC (?)
1 vaga
1 vaga
PCdoB
Jô Moraes PCdoB/MG (Gab. 322-IV)
1 vaga
PRB (?)
1 vaga
1 vaga
PRP (?)
1 vaga
1 vaga

Logo Câmara dos Deputados

Acompanhamento de Proposições
Brasília, quinta-feira, 02 de junho de 2011
Prezado(a) Associação Gonçalense dos ACS,

Informamos que as proposições abaixo sofreram movimentações.

  • PL-07495/2006 - Regulamenta os §§ 4º e 5º do art. 198 da Constituição, dispõe sobre o aproveitamento de pessoal amparado pelo parágrafo único do art. 2º da Emenda Constitucional nº 51, de 14 de fevereiro de 2006, e dá outras providências.
- 01/06/2011 Apense-se a este(a) o(a) PL-1399/2011.